Oportaldaconstrucao.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana Informática > Actualidade > Novo software Primavera para o sector da construção

Novo software Primavera para o sector da construção
De Carlos Marçalo
Semana nº 1081 de 12 a 18 de Setembro de 2012


 
Experiência de utilização enriquecida, ferramentas adicionais de controlo e análise, melhorias na orçamentação e reforço da gestão de subempreitadas são as principais novidades da versão 8 do Primavera Construction







A Primavera BSS disponibilizou uma nova versão do Primavera Construction, o software de gestão da tecnológica portuguesa direccionado para o sector da construção civil e obras públicas, um dos sectores mais afectados pela crise. 


Entre Janeiro e Julho de 2012 fecharam 868 empresas do sector, de acordo com os números apresentados pela Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas, por isso qualquer upgrade destinado a alavancar a rentabilidade das empresas, a reduzir os custos, a aumentar a produtividade ou a facilitar a expansão do negócio noutros países é bem-vindo.

Nuno Queirós, software solutions director da Primavera BSS, lembrou ao Semana que o sector da construção é uma das principais apostas da Primavera, daí «o investimento contínuo nesta solução». Para esta versão em particular, e considerando apenas o investimento no desenvolvimento de novas funcionalidades, «a Primavera contabilizou 1700 dias/homem, o que corresponde a cerca de um ano de desenvolvimento com uma equipa de sete pessoas».

As principais melhorias introduzidas nesta solução dizem respeito à gestão operacional e financeira. De acordo com o responsável da software house portuguesa, a versão 8 do Primavera Construction proporciona às construtoras maiores índices de produtividade e competitividade através da gestão integrada e automática dos processos de negócio relacionados com as obras.

O novo software disponibiliza um conjunto de mecanismos que integram os custos indirectos na estrutura do orçamento, permitindo ao utilizador tirar partido de funcionalidades como pedidos de preços, requisições internas e subcontratação de trabalhos.

A possibilidade de duplicar propostas para um concurso ou a capacidade de vários utilizadores trabalharem simultaneamente num mesmo orçamento são novidades que contribuem para o aumento da produtividade.

A disponibilização de mecanismos que tornam os autos de medição mais eficazes, assim como o apuramento imediato da rentabilidade do valor facturado ao cliente, é outra funcionalidade da nova versão desta solução. O processo de consulta a fornecedores também foi alvo de melhorias, podendo agora o utilizador seleccionar um conjunto de fornecedores para os quais pretende enviar automaticamente uma solicitação de proposta, comparar as propostas recebidas, identificar a melhor opção e proceder à sua adjudicação.

Maior capacidade de controlo 
Para ajudar as empresas a ter um total controlo sobre as diversas obras e empreitadas, o Primavera Construction V8 disponibiliza mecanismos de controlo de requisições internas e mapas de controlo adicionais. Ou seja, é disponibilizada informação sobre o estado actual da produção, os valores orçamentados, os autos de medição e os custos reais ou detalhes sobre os movimentos que deram origem aos valores apresentados, entre outras informações.

A disponibilização de um assistente de criação de subempreitadas, a possibilidade de criação da subempreitada directamente do articulado da obra, a visualização integrada no orçamento e a orientação ao item são apenas algumas das funcionalidades que fazem do Primavera Construction V8 uma solução mais ágil e flexível.

«Controlar de forma eficaz orçamentos e prazos, acompanhar permanentemente a execução, comparando-a com os planeamentos, projectar continuamente os próximos passos, controlar margens e optimizar recursos são factores diferenciadores essenciais nos tempos actuais», afirma Nuno Queirós.

«Ajudar as empresas a acompanhar as dinâmicas do sector através de soluções de gestão que lhes permitam optimizar o seu negócio é o nosso objectivo. Com a nova versão do Primavera Construction, as construtoras vão ser capazes de gerir de forma integrada e em tempo real os processos de negócio nacionais ou internacionais, permitindo aos gestores aceder e partilhar informação actualizada para uma melhor tomada de decisão», garante.

Expectativas de negócio 
De referir que a Primavera possui vários milhares de clientes no sector da construção e que estes estão ligados a empresas de todas as dimensões. O Primavera Construction é uma solução para empresas de média e grande dimensão utilizada por algumas centenas de clientes que estão presentes em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

«Tratando-se de um produto vertical, é extremamente importante que a Primavera acompanhe muito de perto a evolução e a dinâmica deste sector de actividade, suportando as últimas tendências na tomada decisões e as estratégias mais frequentes», sublinha o software solutions director da Primavera BSS.

Com esta versão, a Primavera está a dar uma resposta concreta a necessidades que estão na ordem do dia, como são os casos da agilização dos processos que envolvem subcontratações, do apoio a negócios internacionais e da melhoria da rentabilidade, área em que a empresa diz ter feito avanços muito significativos, sobretudo no que toca ao apoio à produtividade e à redução de custos.

«Acreditamos que a solução fica ainda mais competitiva perante potenciais clientes, o que poderá representar importantes conquistas neste sector, nomeadamente nos mercados africanos, onde existem actualmente mais oportunidades de negócio», refere Nuno Queirós.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário